Bessarión, João (1403-1472)

Cardeal, humanista e colecionador de manus­critos, filósofo e teólogo. Modelo de pensamento e ação do homem renascentista a serviço da cul­tura e da Igreja. Em 1437 foi nomeado arcebispo de Nicéia, e no ano seguinte acompanhou o im­perador João VII Paleólogo ao Concílio de Fer­rara-Florença (1438). Entusiasta pela união de gregos e latinos, ficou na Itália depois de termi­nado o Concílio. Sua diplomacia não agradou aos gregos. Nomeado cardeal em 1439, desempenhou diversas missões diplomáticas a serviço dos pa­pas. Foi grande amigo e protetor da maior parte dos mais destacados humanistas italianos e imi­grantes gregos de seu tempo. Em 1468 legou sua coleção de manuscritos gregos para a república de Veneza, doação que foi o núcleo da futura Bi­blioteca de São Marcos — Biblioteca Marciana. Morreu em Ravena em 1472.

— Devemos a Bessarión a tradução em la­tim da Metafísica de Aristóteles e de algumas das obras de Teofrasto e Xenofontes. Escreveu ainda quatro livros em defesa de Platão: In

calumniatorem Platonis, redigido em grego e tra­duzido depois para o latim. Sua condição de dis­cípulo do grande humanista Pleton (1355-1452) levou-o a um profundo conhecimento de Platão e de sua religiosidade.

— Bessarión ficará sempre como exemplo de homem a serviço das idéias da unidade cristã e da cultura antiga.