Cabasilas, Nilo (1298-1363)

Nasceu em Tessalônica e morreu em Constantinopla, tio de Nicolau Cabasilas, teólo­go e pesquisador ortodoxo, nomeado metropoli­tano de Tessalônica.

Dois aspectos definem a atividade e a perso­nalidade de Nilo Cabasilas:

1.       Seus tratados de crítica à teologia latina medieval, que se tornaram clássicos na defesa da tradição ortodoxa da Igreja bizantina. Suas teses estão expostas em sua volumosa obra De processione Spiritus Sancti, em que defende a doutrina ortodoxa da procedência do Espírito San­to do Pai, não do Filho. Recusa, portanto, a pos­tura da Igreja latina sobre a procedência do Espí­rito Santo do Pai e do Filho.

2.       Sua luta contra a doutrina de São Gregório Palamas e de seu próprio sobrinho Nicolau sobre a ascética e mística da Hesiquia. Estes ensina­vam um método ascético-místico de oração contemplativa que afirmava a possibilidade da comunhão real com a vida divina. No início des­prezou tal doutrina, que considerou contrária à lógica e à metafísica aristotélica. Posteriormente terminou inclinando-se a favor deste método e doutrina.

Tanto Nilo quanto Nicolau Cabasilas afiançam e dão corpo à grande tradição oriental, teológica e espiritual, da qual se transformam em verdadei­ros clássicos.