Lagrange, Marie Joseph (1855-1938)

Dominicano francês, considerado o iniciador dos estudos bíblicos modernos dentro da Igreja Católica. Foi o principal colaborador de *Leão XIII na implantação e restauração dos estudos bíblicos. Para isso, fundou a Escola prática de Estudos bíblicos em Jerusalém (1890) e, no ano seguinte, a “Revue Biblique” (1891). Seus traba­lhos de crítica literária, crítica textual e história bíblica o colocaram no ápice dos estudiosos da Bíblia. Sua aproximação das teses da alta crítica textual valeram-lhe sérios desgostos e contratem­pos em seu trabalho.

A obra de Lagrange sobrevive atualmente na Escola de Estudos Bíblicos de Jerusalém, conhe­cida entre outros trabalhos pelo texto e pela tra­dução da chamada Bíblia de Jerusalém.

BIBLIOGRAFIA: L. Alonso Schökel, Hermenéutica de la Palabra. Madrid 1986s., 3 vols.