Prudêncio, Aurélio (348-405)

Aurelius Clemens Prudentius nasceu em Saragoça. Governador e perito do direito, foi ho­mem de confiança do imperador Teodósio, em cuja corte gozou de alta estima. Cansado da vida da corte, dedicou o resto de seus dias — desde 392 — a compor poemas sobre temas cristãos. Prudêncio foi o poeta latino que compôs o pri­meiro poema totalmente alegórico da literatura européia, chamado Psychomachia. Gozou de uma influência imensa na Idade Média, sendo imitado por poetas e escritores espirituais.

Entende-se a obra poética de Prudêncio sob diferentes pontos. Em primeiro lugar, o literário: a poesia do saragoçano que dá forma literária clás­sica aos temas cristãos. Em segundo lugar, en-contra o conteúdo de sua poesia e inspiração na Bíblia, nas *Atas dos Mártires e em autores como *Tertuliano e Santo *Ambrósio. Finalmente, sua poesia — seus hinos em particular — entra na liturgia do Ocidente e é conhecida do povo culto. Sob esses pontos de vista, é considerado o pri­meiro poeta cristão por seu profundo conteúdo e mensagem.

Suas obras: o Cathemerinon ou livro das ho­ras. Compreende doze poemas líricos sobre as horas do dia e sobre as festas cristãs. Predomina neles o simbolismo contínuo da luz e das trevas. Muitos desses poemas passaram a ser hinos das horas litúrgicas do breviário. Segue-lhe o Peristephanon ou poemário das coroas dos már­tires. Contém catorze poemas sobre os mártires espanhóis e romanos. Esses dois livros de poe­mas são os que melhor nos conduzem à alma sen­sível e exaltada, ao mesmo tempo, de Prudêncio.

Há ainda outras quatro obras nas quais a poe­sia está mais a serviço da ortodoxia cristã. Assim, a Apotheosis é dirigida contra os que não aceitam a Trindade nem a divindade de Cristo. A Hamartigenia é um ataque contra *Marcião e seus seguidores, que defendiam o dualismo gnóstico. Na Psycomachia descreve a batalha da fé, apoia­da pelas quatro virtudes cardeais, contra a idola­tria e seus correspondentes vícios. Em seus dois livros Contra Symmachum responde ao senador que pedia que o altar voltasse ao Senado.

Em qualquer caso, Aurelio Prudêncio conti­nua sendo o poeta cristão elegante e clássico, cujos versos e estrofes ainda ressoam em nossas igrejas.

BIBLIOGRAFIA: Obras completas de Aurelio Prudencio. Edição bilíngüe preparada por A. Ortega e I. Rodríguez (BAC); Patrología, III. La edad de oro de la lite­ratura patrística latina; A. di Bernardino, Patrología, (BAC).