Syllabus (1864)

Um dos documentos doutrinais mais signifi­cativos do velho estilo dos papas anteriores à se­gunda metade do século XIX é o Syllabus. É fru­to e resultado das lutas da Restauração na Europa e da industrialização que seguiram às guerras napoleônicas e à Revolução Francesa. O socia­lismo, o liberalismo, o racionalismo haviam irrompido em cena, querendo afogar a fé e a tra­dição da Igreja.

Seguindo a linha da encíclica Mirari vos de Gregório XVI (1832), na qual se condenam o indiferentismo e a liberdade de consciência, “essa fonte infecta do indiferentismo da qual nasce esse delírio de que se deve assegurar e garantir a cada um a liberdade de consciência”, Pio IX publica em 1864 dois documentos. Um, a encíclica Quan­ta cura, na qual condenava o racionalismo, o li­beralismo etc., tal como o haviam pedido alguns bispos “ultramontanos” franceses e outros inte­lectuais, tais como L. Veuillot. Anexo a essa encíclica estava um catálogo (Syllabus) de 80 pro­posições condenadas, no estilo das que seguem:

�.                A Igreja deve separar-se do Estado e o Es­tado da Igreja (55).

�.                 É lícito negar a obediência aos príncipes legítimos e até rebelar-se contra eles (66).

�.                 Em nossa sociedade não convém que a re­ligião católica seja a única religião do Estado, com exclusão de quaisquer outros cultos (77).

�.                 O Romano Pontífice pode e deve reconci­liar-se e consentir com o progresso, com o libera­lismo e com a civilização moderna (80).

A última proposição, a 80, parece implicar o repúdio a toda a sociedade moderna. Os católicos intransigentes exultaram! Os anticlericais zom­bavam: o papa vai eliminar os trens em Roma. Os católicos liberais sentiram-se desaprovados e cheios de surpresa. Hoje o julgaríamos defasado e superado, mas é expressão de uma Igreja cleri­cal, fechada sobre si mesma, que quer impor-se com o anátema, afastada da realidade.

BIBLIOGRAFIA: R. Aubert, O pontificado de Pio IX, tomo 21 da História da Igreja de Fliche-Martin.