Congar, Yves Marie-Joseph (1904-)

Teólogo dominicano francês. Preso em 1940­1945 nos campos de concentração de Golditz e Lübeck. Professor de teologia na faculdade teo­lógica de Le Saulchoir. Congar é a ponta de lança de uma equipe numerosa de teólogos dominicanos franceses que renovaram a teologia católica ao longo dos últimos cinqüenta anos. Basta citar te­ólogos como Chenu, Liégé, Lelong, Cardonnel, *Schillebeeckx etc.

Duas atividades fundamentais ocupam a vida de Congar:

1. O estudo da Igreja sob todos os seus aspec­tos. Fruto desse estudo são seus primeiros Ensai­os sobre o mistério da Igreja (1952); Verdadeira e falsa reforma da Igreja (1950) onde ataca, pela primeira vez, o tema da reforma da Igreja; Bali­zas para uma teologia do laicato (1953), onde aborda o tema dos leigos na vida e na atividade missionária da mesma Igreja. Em 1964, formula os princípios do diálogo entre as diferentes Igre­

jas cristãs com Cristãos em diálogo, continuação de obras anteriores como Cristãos desunidos e Princípios para um ecumenismo católico (1957). Complemento e expressão de seu trabalho e estu­do sobre o tema da Igreja é a grande coleção so­bre teologia da Igreja, “Unam Sanctam”, funda­da e dirigida por ele.

2. Mas Congar não tem sido apenas um ho­mem de estudo; mas, fundamentalmente, o ho­mem que “preparou o clima do Concílio *Vaticano II”. Como teólogo do Concílio, influenciou deci­sivamente nos novos enfoques da teologia, na preparação de novos teólogos e, finalmente, na redação e orientação dos documentos do Concí­lio Vaticano II, de um modo especial, a Consti­tuição Dogmática sobre a Igreja, A Igreja no mundo de hoje e o documento sobre o Ecumenismo. O mesmo Papa Paulo VI agrade­ceu publicamente a Congar pela sua colaboração ao Concílio Vaticano II.

A atividade de Congar continuou depois do Concílio: Situação e tarefas atuais da teologia (1967) e A Igreja desde Santo Agostinho até a época moderna (1970) são contribuições geniais deste homem que, já numa cadeira de rodas, con­fessa que sua teologia não vale mais do que a vida de um simples cristão em pé.