Nestório (381-450)

Da mesma forma que *Ario, Nestório é im­prescindível no estudo e compreensão das lutas cristológicas dos séc. IV-V. Podemos dizer que, tanto ele quanto Ario suscitaram as heresias permanentes que provoca, a todo momento e em toda pessoa, o fato do Deus-homem. Nascido de pais persas em Germanícia (Síria), recebeu sua educação teológica na escola de Antioquia e pro­vavelmente sob a direção de *Teodoro de Mopsuéstia. Monge do mosteiro de Santo Euprópio, e depois presbítero da Igreja de Antioquia, adquiriu grande fama de orador. Sem dúvida por isso foi elevado, por instância de Teodósio II, à sede de Constantinopla (428). Em seu plano de reforma da cidade, empreendeu uma série de medidas contra hereges, cismáticos e ju­deus. Atacou os arianos, macedônios e novacianos, porém, muito cedo ele mesmo caiu sob suspeita por suas violentas disputas e por seu caráter impetuoso.

Seus sermões foram sua arma de combate, já que transformou sua cristologia em tema favori­to dos mesmos. Sua doutrina pode ser resumida em dois pontos fundamentais: a) Em Cristo há duas pessoas, uma pessoa divina que é o Logos, que mora numa pessoa humana. Essas duas pes­soas estão completamente separadas, havendo portanto em Cristo dois centros de operação. b) Em conseqüência, não podemos chamar Theotokos, Mãe de Deus, à Virgem Maria. São *Cirilo de Alexandria primeiro, e por último o Concílio de Éfeso (431) — que ele presidiu em nome do papa — depuseram e excomungaram Nestório, condenando sua doutrina cristológica, e reconheceram solenemente Maria com o título de Theotokos.

Nestório “compôs muitíssimos tratados sobre diversas questões”, testemunha Gennadio. De to­dos eles ficaram apenas alguns, pois Teodósio II mandou queimar todos os seus escritos. O único que se conserva íntegro é o Bazar de Heráclides, descoberto em 1895. Nele faz a defesa de sua doutrina e narra a sua vida. Ataca duramente as decisões de Éfeso (*Concílio) e de São *Cirilo. Também nos restam quatro Sermões, dos muitos que proferiu. E dez Cartas autênticas.

Resultado da doutrina e condenação de Nestório foi a heresia nestoriana, iniciada na Ásia Menor e na Síria, por ocasião do Concílio de Éfeso. Hoje sobrevive na chamada Igreja nestoriana, assentada no Iraque e no Irã.

BIBLIOGRAFIA: Michael Schmaus, Alois Grillmeier e Leo Scheffczyk. Historia de los dogmas, tomo III: Cristología, Soteriología, Eclesiología. Caderno 3º-b: Eclesiología: Escritura y patrística hasta San Agustín (BAC). Enciclopédias.